
O Filipe narrado no texto bíblico de hoje foi um dos homens cheios do Espírito Santo escolhidos para compor a equipe dos servidores à mesa na primitiva igreja cristã em Jerusalém; em outras palavras, um diácono. Como homem cheio do Espírito Santo, ele tinha também forte interesse em divulgar o evangelho, de modo que, ao sofrer perseguição, desceu até a região de Samaria e ali anunciava o Cristo. Tal era o seu fervor que multidões atendiam ao que ele dizia e muitos se converteram ao Senhor. No meio de todo esse avivamento, com a conversão de tanta gente, Filipe recebe uma mensagem por meio de um anjo para que fosse até uma estrada deserta, que desce de Jerusalém a Gaza. A reação normal de qualquer pessoa nesse caso seria: “Senhor, não posso sair daqui, há muita gente se convertendo por aqui, que precisa de mim”. Contudo, é admirável na vida de Filipe a sua obediência. Sem discutir ele vai à estrada indicada pelo Senhor, encontra ali um alto oficial da Etiópia, e o Espírito Santo lhe diz para acompanhá-lo. Aquele oficial voltava de Jerusalém, e estava lendo um texto do Antigo Testamento, quando Filipe pergunta: “O senhor entende o que está lendo?” O homem disse: “Como posso entender se alguém não me explicar?” E convidou Filipe a subir e sentar-se junto a ele. A partir daí, Filipe pôde explicar o plano de Deus para nos reconciliar com ele e, como resultado desse encontro, aquele oficial etíope converteu-se a Cristo. Naquele mesmo caminho, quando encontraram água, o homem foi batizado e voltou jubiloso para sua terra. Com isso o evangelho de Jesus Cristo foi levado a mais uma nação.
Filipe foi um homem sensível à direção de Deus e por isso Deus o usou na realização de mais esta obra. - MM
Estar sensível à direção do Espírito Santo é a condição para ser usado na obra de Deus.

pedro henrique
ResponderExcluireu posso dizer que filipe era um homem que tinha muitos dons e que devemos se espelhar nele e em outros homens de Deus .
e quando o espirito santo fala conosco as vesses não ouvimos e achamos que é maluquise
(sendo que todo servo de DEUS deve ser um maluco por deus) mas meus amados naum se enganem porque quando o espirito santo fala ao seu coração é porque você esta abto a realizar uma misão
pois naum se omite diante de Deus seja ousado pessa pra Deus te revista com sua armadura ai sim nos estaremos fortalesidos para obedeser a voz de Deus
Na verdade, o que eu posso perceber, é que muitas vezes deixamos passar
ResponderExcluirAs oportunidades, que o Senhor Jesus nos oferece para obedecermos a Ele, e condicionamos a vontade de Deus a nossa vontade, alegando milhares de argumentos
Tentando convencer a nós mesmo e a Deus de que a nossa vontade está correta.
O que precisamos fazer de verdade, é entregar o nosso futuro nas mãos de Deus, e verdadeiramente decidir ouvir a Deus e obedece-lo,mesmo sabendo que está não é a minha vontade e crer sempre que o Senhor Deus tem o melhor para os seus filhos.
Grande abraço. Rodrigo Lima
Quando se conhece de forma profunda o Espírito Santo, têm-se certeza quando é Ele quem está falando. A sensibilidade ao Espírito de Deus nos leva as escolhas certas em nossa vida, em todas as áreas, sem exceção. Por vezes, nossas escolhas com má administração, nos levam a decair em caminhos tortos e não edificadores.
ResponderExcluirEntendamos que o melhor para nós é o que Deus tem planejado, e Ele mesmo traçará uma rota reta para nossos pés.
Que Deus Abençoe a Todos.
Rubihelton Monteiro Kobi
Fico realmente feliz em ver a obediencia de alguns a uma ordenança do nosso Pastor. O ideal é que todos os que têm condiçôes também entrem e participem do nosso blog e também do site nacaosantambc.webnode.com.br.
ResponderExcluirAbraços!