Participei de uma brincadeira em que alunos veteranos vendaram os olhos dos novatos e os conduziram para um local onde tinham de seguir uma corda até encontrar a saída. Enquanto isso, ficamos perto deles, oferecendo ajuda. Muitos iam seguindo a corda, que na verdade estava cruzada de tal forma que não havia saída alguma. Cansados, alguns pediram ajuda e foram simplesmente retirados dali. A moral da brincadeira era pedir ajuda para encontrar a solução daquele problema.
Muitas vezes nos sentimos com os olhos vendados, pois não conseguimos enxergar a saída para as situações da vida. O medo nos paralisa, ao mesmo tempo em que buscamos resolver tudo sozinhos – os alunos mais “persistentes” deram muitas voltas segurando a corda, afirmando que encontrariam a saída de qualquer jeito. A questão é que nem sempre há uma saída. Como o rei Josafá, precisamos confessar que não sabemos o que fazer. Nosso conhecimento ou qualificação parece não fazer a mínima diferença nesses impasses. Mas, como o rei completou, precisamos ter os olhos no Senhor. Mesmo que não consigamos enxergar nenhuma possibilidade, não podemos ignorar a presença de Deus em nossa vida.
Ele está ao nosso lado, acompanhando nossa trajetória pela “corda” e oferecendo ajuda. Por que somos tão teimosos em recusá-la? Dificultamos tudo porque queremos “chegar lá” sozinhos! Enfim, quando cansamos de procurar as soluções e pedimos a ajuda de Deus, ele mostra a solução claramente, tira a “venda” que atrapalha a nossa visão ou, até mesmo, milagrosamente faz com que o problema deixe de existir – os inimigos de Judá foram mortos pelo Senhor antes mesmo de a guerra começar.
Peça a ajuda de Deus assim que surgir um problema, e aguarde a solução. Não tente resolvê-lo só por você mesmo. Admita que você precisa de Deus e busque nele as melhores decisões. - VWR
Deus conhece a saída e nos levará a ela se prestarmos atenção a ele.


Nenhum comentário:
Postar um comentário