A cada dia somos surpreendidos com notícias sobre assassinatos cruéis, torturas, guerras, ataques terroristas, acidentes. Não há limite para a maldade humana: filhos que matam pais, pais que matam filhos, crianças arrastadas vivas pela rua, abuso sexual de bebês... A insegurança ronda as famílias, a escola, qualquer lugar. Desconfiamos de todos, pois partimos do pressuposto que querem o nosso mal e podem nos atacar a qualquer instante.
O texto de hoje mostra como os maus e gananciosos seduzem as pessoas, convidando-as a participar com eles de emboscadas, mortes, roubos. Eles fazem isso por diversão, sem a mínima consideração pelas vidas que atingem e destroem. Não há bondade ou amor em seus corações, apenas o mal e o desejo de buscar o prazer, mesmo que seja passageiro. Mas, diz o texto, eles não percebem que fazem tocaia contra sua própria vida (v 18).
No final, a ganância vai destruí-los. Se não se arrependerem de seus pecados e buscarem o perdão de Deus, seu destino é a vida eterna longe do Senhor.
O conselho de Deus é que não sigamos estas pessoas. Por mais que elas pareçam ter sucesso, ser os heróis da história (como nos filmes em que acabamos torcendo pelo bandido e não pelo mocinho), seu fim não será agradável. A maldade corrói o coração, tornando-o insensível a tudo e a todos, e a ganância torna o homem constantemente insatisfeito.
Nunca terá o bastante, e nem todo o prazer do mundo será suficiente. Você pode pensar que nossa justiça não consegue punir este tipo de pessoa, mas um dia ela terá de comparecer diante do tribunal de Deus. Sua condenação já está decretada, não haverá como fugir.
Por isso, busque o bem e não siga pessoas que praticam maldades e pecam contra o Senhor. Mesmo quando o procedimento correto nos impedir de sermos tão ricos ou famosos quanto gostaríamos, ainda é a melhor opção se esta é a vontade de Deus. - VWR
Não siga o caminho dos maus – ele vai levá-lo para longe de Deus e da própria vida.


Nenhum comentário:
Postar um comentário