Devocional de 23 de dezembro de 2011
LEITURA BÍBLICA - Êxodo 22.16-31
Quando ele clamar a mim, eu o ouvirei, pois sou misericordioso (Êx 22.27b).
Ler o livro de Êxodo com certeza é uma aventura muito especial. Particularmente, chamam-me a atenção as leis dadas por Deus ao povo - leis que é difícil acreditar terem sido necessárias há tantos anos, mostrando que o pecado não é novidade. Desde o início da história Deus já tentava colocar em ordem a vida das pessoas, e as leis relatadas neste livro nos mostram todos os detalhes usados para nos defender.
O pecado nos acusa, Deus nos defende. O pecado traz confusão, desvia, fere. Deus traz a ordem, a certeza, o caminho, a salvação!
Ao olhar para o versículo 22 - “não prejudiquem as viúvas nem os órfãos”- vejo o cuidado, a defesa de Deus para proteger quem não tem família - está “sozinho” na sociedade, porém não abandonado por Deus! Que grande misericórdia: Deus defende o rejeitado e cuida dele! Até do estrangeiro Deus fala, e o defende!
Como não se comover diante deste Deus que zela por nós e é tão misericordioso?
Como humanos, geralmente pensamos nas leis como proibições, coisas que poderíamos fazer mas que, por algum motivo, esbarram em um grande “não” em nossa frente. Precisamos decidir se vamos obedecer ou não.
O outro lado das proibições é a visão de que elas nos defendem de coisas que nem mesmo percebemos ou sabemos. Um exemplo claro disso são os pais, quando alertam as crianças a não colocarem a mão no fogo. Eles querem defender os filhos do perigo. Os filhos, no entanto, nem sempre entendem que o fogo queima e que a ordem dos pais é para protegê-los.
Querido leitor, Deus usa leis e normas para nos defender. Ele é misericordioso, e não esquece do estrangeiro, da viúva, do órfão. Enfim, Deus não esquece do justo, de seus filhos. Aproxime-se deste Deus que defende, obedecendo às suas leis. - VS
A defesa de Deus é o tribunal mais justo da terra.

Nenhum comentário:
Postar um comentário