Hoje lemos o inicio de uma das cartas escritas pelo apostolo Paulo. Em sua época, este era um meio eficiente de entrar em contato com as igrejas e amigos que ele deixara em outras cidades. Na bíblia, temos preservadas treze de suas cartas; na maioria delas, Paulo explicou a doutrina cristã a igrejas recém-formadas. Deus tinha transformado suas vidas através de Cristo, mas eles queriam saber como viver para agradar ao Senhor.
No texto de hoje, Paulo contou aos tessalonicenses que era grato a Deus por eles, por sua fé verdadeira e por serem cristãos exemplares. Paulo tinha ajudado a fundar aquela igreja em uma de suas viagens missionárias (At 17.1-9) e soube que eles permaneceram fieis apesar da perseguição que sofreram. Sabemos disso porque hoje podemos ler a mesma carta que aquela igreja recebeu. Mas seriam tais cartas apenas informativa para nós? Faz alguma diferença lê-las se foram escritas para pessoas que não conhecemos e que viveram em uma época diferente da nossa? Sim, faz! Deus não preservou esses textos com meros documentos históricos; eles também Valem para nós hoje. A doutrina exposta pelos apóstolos em suas cartas respondia as duvidas de pessoas do primeiro século, mas continuam respondendo às nossas perguntas também.
A Palavra de Deus nunca fica antiquada nem envelhece. Podemos ate tê-la numa linguagem mais acessível, mas seus princípios não mudam. O que Deus disse aos tessalonicenses, efésios, romanos, filipenses e outros grupos por meio das cartas também se aplica à nossa vida cristã. A doutrina cristã não é ultrapassada, mesmo tendo sido escrita há muitos séculos. Em qualquer situação podemos aplicá-la, mesmos que nossos conflitos não sejam os mesmos dos primeiros cristãos. Por meio da Palavra de Deus, o Espírito Santo continua transformando vidas, orientando e corrigindo a conduta de quem a lê e pratica seus ensinos. –VWR
Você acabou de alimentar seu espírito com a Palavra de Deus. Não o deixe passar fome!


Nenhum comentário:
Postar um comentário