Manda quem pode obedece quem precisa! (Ou então: manda quem pode obedece quem tem juízo). Conheço esta frase minha infância. Todos já ouvimos inúmeras vezes e, com certeza, já nos foi útil em outras tantas. Precisamos aprender a reconhecer quem tem autoridade legítima e a saber submeter-nos a ela.
O episódio relatado por Lucas fala de uma multidão maravilhada com o ensino e a autoridade de Jesus. Essa autoridade foi reconhecida até mesmo pelo demônio ou espírito imundo que estava naquele homem possesso na sinagoga. O espírito imundo afirma claramente: "Sei quem tu és: o Santo de Deus!". Essa autoridade foi confirmada também pela ordem de Jesus, ao repreender o demônio: "Cale-se e saia dele". Não houve recusa, resistência ou oposição. Manda quem pode, obedece quem precisa. Ao final do texto, a multidão fica novamente maravilhada e admirada pela autoridade e o poder de Jesus, a quem até os demônios se submetem.
Não quero aqui fazer uma defesa do espírito imundo do qual o texto fala, mas muitas vezes deveríamos fazer como ele neste caso obedecer a Jesus em vez de sermos apenas como a multidão. Não basta ficarmos maravilhados com a autoridade de Jesus; não basta ficarmos admirados com o poder que ele tem. É preciso ir mais longe: é preciso ter a virtude de nos submetermos ao senhorio de Jesus; é necessário a atitude de obediência incondicional ao que ele manda.
Falando francamente: Jesus Cristo é o Senhor da sua vida?
A autoridade de Jesus tem influenciado e transformado o seu modo de viver? Ou o seu ensino, autoridade e poder têm apenas lhe causado espanto e admiração?
O Senhor pode mandar. Portanto, eu devo obedecer!


Nenhum comentário:
Postar um comentário