Você já teve inveja de alguém? Pois tome muito cuidado e preste atenção ao que a Bíblia diz acerca da inveja. Depois que Abraão morreu, seu filho Isaque teve de ir a terra dos filisteus por causa da fome que se abateu sobre a sua terra. Você leu o que aconteceu ali: com a benção de Deus, ele enriqueceu e despertou inveja dos filisteus, que começaram a prejudicá-lo e acabaram por fazê-lo sair.
Afinal, o que é inveja? É o desejo de obter para si aquilo que os outros conseguiram ou de lhes querer mal por isso.
O problema da inveja ocorre também entre os cristãos, até mesmo entre os seus líderes, que chegam a sentir-se incomodados quando veem outros mais prósperos e bem sucedidos. Se o vizinho consegue comprar um bom carro, a tendência é comprar um carro melhor; se o outro constrói uma casa vistosa, há os que precisam ter uma que a supere, e por aí vai. O pior, porém, ocorre quando o cristão tem inveja dos ímpios e perversos. Aí se corre o risco de trocar o maior bem que podemos ter - a paz e a comunhão com Deus e seu cuidado por nós - por algo que possivelmente até acabe por arruinar a nossa vida e a de outros. Asafe, autor do Salmo 73, enfrentou uma crise numa situação assim e escreveu: "Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram, por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios" (Sl 73.2-3).
Sabia que as autoridades judaicas condenaram Jesus por causa da inveja? Veja: "Vocês querem que eu lhes solte o rei dos judeus? perguntou Pilatos, sabendo que fora por inveja que os chefes dos sacerdotes lhe haviam entregado Jesus" (Mc 15.9.10).
A inveja é sempre ruim. Melhor será seguir o conselho de Paulo em 1Tm 6.6.10. Ele diz que "a piedade com contentamento é grande fonte de lucro" e depois descreve como isto (e o contrário) se manifesta. Confira! - MM
"Onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão
e toda espécie de males" (Tg 3.16).


Nenhum comentário:
Postar um comentário