Trevas em toda a terra do Egito. Não se sabe qual foi a causa imediata daquela escuridão - talvez uma tempestade de areia. O texto explica somente que ela era limitada, não chegando à morada dos israelitas. Essa já era a nona praga enviada por Deus para a libertação do povo de Israel. Diferente da maioria das anteriores, ela chegou sem aviso prévio.
Os descendentes de Jacó foram para o Egito por causa da fome que assolou a terra de Canaã, onde viviam. De setenta pessoas, eles se tornaram um povo numeroso e, devido a isso, foram feitos escravos por quatrocentos anos. Mesmo diante de toda a opressão, Deus sempre preservou seu povo e no momento certo levantou Moisés como seu libertado.
Os israelitas ainda iriam passar por muitos milagres e demonstrações do cuidado e amor de Deus, mas esse momento de trevas no Egito e luz para o povo de Deus pode trazer-nos hoje um ensinamento preciso! Em João 8:12, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas mas terá a luz da vida". Trevas para quem vive longe de Deus, luz para os que seguem Jesus!
Escuridão nos traz tristeza, desânimo e insegurança. Luz nos traz alegria, novas perspectivas e confiança para seguir na caminhada. Mesmo em dias difíceis, a luz da vida está presente, pois Jesus está conosco! Como é bom pertencer ao Senhor!
Quando andamos com Jesus, automaticamente vivemos na luz! É como diz um hino que talvez você conheça: "Que segurança! Sou de Jesus. Eu já desfruto as bênçãos da luz!". Não existe nada melhor do que isso! Dentre os muitos milagres que poderemos presenciar, creio que o maior é ter Jesus como nosso amigo e pertencer a ele. Sair das trevas para a sua maravilhosa luz é incomparável! Que o Senhor Jesus brilhe em sua vida!
Cristo em nós é a luz para iluminar o mundo em trevas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário