Navios são feitos para flutuar. Portanto, quanto mais leves forem, melhor. Por que então carregar neles aqueles materiais pesados e, pior, sem valor comercial, chamados "lastro"?
Pois é, o navio precisa ser leve para não afundar com o peso da carga - aquilo que realmente interessa. Mas se ele estiver vazio, como às vezes acontece, poderia tombar (ou, como diz o pessoal do ramo: adernar) com o balanço das ondas porque ficaria numa posição excessivamente alta para fora da água, perdendo sustentação. Há necessidade de equilíbrio entre flutuação e estabilidade. O lastro, embora não tenha quase nenhum valor próprio, assegura isso.
Você viaja muito de navio? Eu também não, e talvez o assunto nem interesse tanto, mas no versículo em destaque existe uma palavra (pouco usada) que traduz para nossa vida essa ideia da posição mais alta do que convém: altivo. Altivez é orgulho.
Quando zarpamos do estaleiro da nossa vida, é bom ir buscar aquela carga valiosa chamada sabedoria, que nos dará estabilidade para navegar seguros pela vida. Entretanto, podemos demorar a adquiri-la. Enquanto isso, para não correr o perigo de adernar e naufragar, é bom levar algum lastro. Essa coisa pesada e pouco atraente tem um nome e aparece na leitura bíblica indicada para hoje. Descobriu o que é? Chama-se 'humildade'. Esta puxe para baixo e nos impede de dançar perigosamente na superfície. Ao mesmo tempo, quando focada em Deus, abre o caminho para o que tem valor verdadeiro, porque "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Pv 9.10a).
Jesus descreveu esse processo assim: "Todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado" (Mt 23.12).
Lastreados humildemente em Deus navegaremos seguros e tranquilos. Deve ter sido por isso que a leitura bíblica termina constatando o cuidado de Deus por nossa vida. Não é segurança o que você quer? Então! - RK
UMA BEM LASTREADA, BOA, TRANQUILA E SEGURA NAVEGAÇÃO PARA VOCÊ!


Nenhum comentário:
Postar um comentário