Nossa vida poderia ter menos sobressaltos se aplicássemos o que o texto de hoje nos ensina por meio de Moisés (v 29-31). A história é conhecida: após uma missão de reconhecimento em Canaã, Israel teve medo quando os espias apresentaram seu relatório. O povo ficou tão desanimado que já contava com a morte certa nas mãos dos habitantes da terra e dos temidos gigantes. Conosco não é muito diferente. Recebemos uma má notícia e já imaginamos o pior cenário possível. Esquecemos nossas capacidades e insistimos em pensar que Deus nos abandonou e que não conseguiremos suportar tamanha dificuldade. Ficamos paralisados, esperando pela tragédia iminente e lamentando nosso triste fim.
Naquela ocasião no deserto, apenas três pessoas estavam tranquilas: Moisés, Josué e Calebe. Eles queriam avançar, pois sabiam que o Senhor cumpriria sua promessa. Por que tinham tanta certeza? Devido à sua fé e à sua boa memória. Eles lembravam de tudo o que o Senhor já tinha feito por eles, na libertação do Egito e no caminho até aquele lugar.
O medo faz com que esqueçamos o que Deus já fez em nossas vidas. Ele andou conosco nos desertos da vida, carregando-nos em seu colo, dando sustento e orientação. Por que nos deixaria sozinhos agora? Ele não muda nem precisa provar que é fiel, pois sempre demonstra isso - quem tem de ser fiel agora somos nós! Como é bom quando conseguimos impedir que o problema domine nossa mente e recordamos a ação de Deus em nosso passado. Às vezes, ele permite que uma situação se repita - aconteceu comigo, e na segunda vez eu soube como agir, porque lembrei como o Senhor me ajudara na primeira. Foi um alívio!
Quando as dificuldades chegarem, faça um esforço para lembrar tudo o que o Senhor já fez por você. A presença de Deus e a recordação de seus feitos fazem com que encaremos as situações de nossa vida com fé e tranquilidade. - VWR
As lembranças dos feitos de Deus são como degraus
que nos levam para mais perto dele.


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário