Segundo o dicionário, Triunfar significa conseguir vitória, vencer qualquer resistência e exultar. Quem não gosta de ser vitorioso, vencer as resistências da vida, de estar radiante de alegria pela a conquista da medalha?
O triunfo esportivo é uma das formas mais conhecidas. Normalmente pensamos que triunfo é apenas conseguir o primeiro lugar no pódio, mas o exemplo inesquecível do corredor Vanderlei Cordeiro na maratona dos jogos olímpicos de Antenas em 2004 mostra-nos um tipo diferente e especial de triunfo.
Vanderlei liderava a prova com relativa folga. Os torcedores brasileiros já estavam eufóricos, as ruas da Grécia já estavam tomadas, todos prontos para gritar "É campeão!". Nosso atleta estava orgulhoso de ser campeão representando o Brasil. Pouco antes do fim da prova, porém, surge da multidão um intruso e agride o brasileiro, derrubando-o.
Apesar do ataque, ele conseguiu voltar a prova e chegar como terceiro colocado. O que mais aprendemos com Vanderlei é que, apesar de não ter conseguido o primeiro lugar na maratona, foi considerado por todas as nações como um grande exemplo de triunfo pelo o modo como se conduziu, não importando o resultado que pudesse ostentar.
Conforme o texto que lemos hoje, nosso triunfo em Cristo consiste em que Ele, Cristo, se torne conhecido por meio da vida que levamos a segui-lo, como se espalhássemos em torno de nós um bom cheiro, um perfume que identifica Cristo, e não por algum tipo de sucesso em nossa carreira.
O mesmo apóstolo Paulo que escreveu esse texto identifica em (Efésios 5.2) "o aroma agradável a Deus" com o amor dedicado por Cristo a nós. Transmitir esse amor aos outros como se fosse um perfume é o que importa e nos leva ao triunfo em Cristo.
Quem exala o amor de Cristo faz seu ambiente respirar aliviado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário