A história de José é uma das mais lindas e dramáticas da Bíblia. Não há quem não se emocio-ne ao lê-la. Eu, por exemplo, na primeira vez em que a li, não consegui parar enquanto não cheguei ao final. Percorri os vários capítulos do livro de Gênesis, onde ela se encontra, em um só fôlego. Não podia parar. Desejava saber o que é que iria acontecer com aquele moço tão bom que, ao mesmo tempo, era tratado com tanta injustiça.
Sua trajetória é muito marcante: o menino sonhador é vendido pelos irmãos e torna-se escravo na casa de um oficial egípcio e é preso por vários anos devido a uma acusação falsa. Depois, governando o Egito com autori-dade só abaixo do faraó, José reencontra e perdoa seus irmãos e recebe o seu velho pai com muito carinho. De todos os pontos de destaque nesta história, o que mais mexe comigo é o do versículo acima, pois mostra que Deus estava com José em todas as situações.
José não estava livre das dificuldades. Pelo contrário, parece que elas o perseguiam. Mas isto não o abalava. Ele tinha consciência de não estar só, e a Bíblia mostra que ele tinha sucesso em meio ao que facilmente classificaríamos de fracasso, pois Deus estava com ele.
Creio que a grande lição deste texto é que o Deus de José, que é o nosso Deus, é Deus presen-te. Ele está junto dos seus filhos nos bons e maus momentos. Assim como José, não devemos viver lamentando as injustiças que sofremos ou as dificuldades que enfrentamos. Devemos, sim, levantar a cabeça e ir adiante, sabendo que Deus está conosco, para nos dar forças e ca-pacidade para lutar, assim como para, no momento por ele determinado, mudar o mal que nos aflige em bem que possa abençoar a nós e aos que nos cercam. Aconteça o que acontecer, se você é um filho de Deus, nunca estará só. - ARG
Com Deus ao nosso lado podemos enfrentar qualquer situação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário