O cata-vento é um engenho que usa a força dos ventos para moer grãos, bombear água, gerar energia elétrica, etc. Surgiu na Pérsia, hoje Irã, e há indicações de uso no Iraque, Egito e China. Os europeus o utilizam desde o século XII, principalmente na Holanda, onde se tornou bastante popular. No Brasil, é encontrado em algumas propriedades rurais.
Vamos estabelecer uma analogia entre a conduta do ser humano, trabalhado pela força do Espírito Santo, e o cata-vento, operado pela força dos ventos, já que no Novo Testamento a palavra grega para Espírito é pneuma, também usada para indicar vento
ou ar.
Para Nicodemos, Jesus explicou que o nascimento natural não é suficiente, pois é necessário um nascimento espiritual, obra do Espírito de Deus, que passa a controlar a vida do cristão. Nesse sentido, Jesus comparou a vida dos nascidos do Espírito com o vento, que sopra onde quer (v 8).
Voltemos ao cata-vento. Apesar de útil na produção de bens e riquezas, ele não funciona sem a força do vento. De igual modo, o cristão somente terá o tipo de vida que Jesus espera se permitir que ela seja conduzida pelo Espírito (pneuma). No versículo em destaque, Moisés afirma que toda sua força vem de Deus, e nós precisamos dessa mesma força, que o Senhor nos dá através de seu Espírito.
Hoje há muitos que se dizem cristãos, mas não têm alegria de viver e convicção da presença de Deus em suas vidas. Suas atitudes mostram que não têm o “vento do Espírito”. São cata-ventos paralisados, sem ação. Ao mesmo tempo, observamos preciosas vidas de muitos cristãos que esbanjam amor, transmitem sabedoria, comunicam esperança, oferecem socorro e praticam a verdadeira justiça.
Como estão as pás do seu cata-vento? Imóveis? Permita que a força do Espírito Santo faça de você um cata-vento eficiente e abençoado. Assim, você cantará de alegria para a glória de seu Senhor. - CT
Assim como o vento move o cata-vento, deixe o Espírito controlar sua vida.


tiago 4 ,7a10
ResponderExcluir7 sujeitai-vos pois a Deus,ressistir ao diabo e ele fugira de vós
8 chegaivos a Deus,e ele se chegará a vós.alimpai as mãos,pecadores;e vós que sois de duplo anomo,purificai os corações.
9 senti as vissas misérias e lamentai,e chorai:convertase o vosso rizoem pranto,e o vosso gozo em tristeza.
10 humilhaivos perante o senhor,e ele vos exautara
tem circonstancias na vida que passamos a acreditar que Deus não existe.
mas sempre na hora da aflição é o nome dele que chamamos,sabemos que tem um ser que pode nos ajudar mesmo com tão poca fé.
e esse devicional falou comigo que o novo nascimento é uma busca de olhos fexados pois não vemos como nicodemos pode ver.
mas tem um porém "BEM AVENTURADO O VARÃO QUE NÃO VIU MAS CREU"PORISSO NÃO QUE NACER PELA METADE POIS O SENHOR TEM UM ESPIRITO SENTO QUE NOS ENCHE DA VIDA DE DEUS.
QUEIRA SER IGUAL A PEDRO COM TAO POCA fÉ BUSCOU O ARREPENDIMENTO E SE ENCHEU DO ESPIRITO OU SEJA ELE ANDAVA COM JESUS VIA JESUS MAS SE COMVERTEL PELO ESPIRITO E SE ENCHEU DE FÉ