Jonas resolveu fugir em um navio, que foi atingido por uma tempestade. Ele foi jogado ao mar, engolido por um grande peixe e, após três dias, vomitado em terra firme. Mesmo após uma experiência como esta, ele ainda não havia entendido o quanto Deus amava aquelas pessoas. No texto de hoje, lemos que Jonas, enfim, anunciou a destruição de Nínive, capital do império assírio. Mas, mesmo contra seu desejo de que a profecia se cumprisse, sua pregação foi eficaz: aquele povo mau reconheceu seu pecado e buscou a Deus. Então, o Senhor teve misericórdia deles e a destruição não veio.
Apesar da má vontade de Jonas, sem querer ele levou pessoas a Deus. Primeiro foram os marinheiros, que temeram ao Senhor quando perceberam que a tempestade era devida à desobediência de Jonas, clamaram a Deus e, depois que o mar se acalmou, adoraram o Senhor! Depois, foi a vez de uma cidade inteira! Jonas teve de percorrer o lugar que detestava e anunciar aos infames e cruéis ninivitas a Palavra do Senhor. E, a despeito das intenções, opiniões e preferências de Jonas, eles mudaram de atitude e voltaram-se para Deus!
Por sua misericórdia, Deus usa as nossas vidas, apesar de nós – nossos medos, preconceitos, opiniões... Influenciamos pessoas com nosso modo de viver: atitudes, interesse, palavras. Deus pode usar até mesmo nossos erros para levar pessoas a ele, assim como a fuga de Jonas levou aqueles marinheiros a Deus. Disponha-se e deixe Deus usar sua vida da maneira que ele quiser. - VWR
Para cumprir seus propósitos, Deus usa a vida de seus filhos apesar dos problemas que estes possam ter.


Nenhum comentário:
Postar um comentário