A Bíblia, o livro no qual Deus relata quem é e o que deseja dos homens, não nos apresenta uma fórmula pela qual se possa elaborar uma prova da existência de Deus. Entretanto, inicia dizendo: "No princípio Deus criou os céus e a terra" (Gn 1.1). Ora, os céus e a terra estão aí e anunciam que Deus existe e é real (conforme Sl 19.1).
Há outro fato: Deus criou o ser humano de tal forma que tem em si um anseio por seu Criador. A Bíblia mostra que o homem tem sede de Deus. O Salmo 42.1b-2a registra com toda a clareza: "A minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo". Cada ser humano traz este desejo de conhecer aquele que o criou. Já se disse que "existe no ser humano um vazio do tamanho de Deus". Este vazio só Deus mesmo pode preencher.
Grande parte dos seres humanos é "contra Deus", mas isto não prova a inexistência dele. Pelo contrário, confirma que ele existe. E por que são contra? Os salmos 14 e 53 afirmam que são pessoas tolas, sem o entendimento correto. A idéia por trás é que Deus limitaria a liberdade humana. Em parte essas pessoas tem razão. De fato, a presença de Deus em uma vida impede a prática de coisas imorais que a desgraçam. Então, quem se rebela contra o Senhor prefere viver sem ele para que possa praticar coisas prazerosas, mas inconvenientes. É por isso que Jesus diz que as pessoas que reconhecem em Deus a verdade são pessoas libertas do engano (Jo 8.32). A Bíblia também declara que Satanás, "o deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2Co 4.4). Quem está nessa situação só descobrirá que Deus existe se permitir que o Espírito Santo abra seus olhos - e então decidir confiar nele. - HM
Deus não se encontra por meio de provas,
mas de confiança.


Nenhum comentário:
Postar um comentário