informes

Fala Pastor Silas


Hoje, dia 08/11/2012 estamos iniciando uma série de palavras direcionadas à Igreja, nesta página do nosso Blog. é uma benção poder utilizar mais esta ferramenta preparada pelo Discípulo Marcio, pois sei que através dela poderemos nos comunicar melhor concernentes aos assuntos do Reino.
Abraço a Todos;
Fiquem na Paz de Cristo.
Pr. Silas Lima

A RESOLUÇÃO DE TODO HOMEM - LIÇÃO 03

PROPÓSITO - A RESOLUÇÃO DE TODO HOMEM - 3ª Lição: Dia 16/12/2012


BASEADO NO FILME CORAJOSOS

Aos Homens da Comunidade Evangélica Nação Santa de Mambucaba

DEASFIO DE CORAGEM PARA A SEMANA: Identificar e dar início, ainda esta semana, pelo menos a uma conversa importante que você precisa ter com seu(s) ou sua(as) filhos(as).

VERSOS PARA TODA FAMÍLIA MEMORIZAR: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos” (1º Co.16:13) - “Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15)

PAI, FAÇA ESTA DECLARAÇÃO,HOJE, DIANTE DE SUA FAMÍLIA: EU me comprometo a amá-los (as), protegê-los (as), servir-lhes e ensinar-lhes a Palavra de Deus como líder espiritual de minha casa”

PARA O LÍDER, A SITUAÇÃO NEM SEMPRE SERÁ FAVORÁVEL – A Nação de Israel estava em choque, aquele homem sábio, santo e poderoso que havia liderado o povo por quarenta anos, desde a saída milagrosa do Egito havia morrido. Moisés estava morto! Um enorme grupo de pessoas estava em uma situação precária no deserto, necessitando desesperadamente de uma nova liderança. Deus se voltou para Josué e lhe deu a ordem: “Chegou a hora de liderar”. Imagine-se você no lugar de Josué, quão amedrontado e despreparado ele deve ter se sentido para aquela tarefa. Apesar de ter sido servo de Moisés por tantos anos, ele jamais poderia ser um líder como Moisés, ou melhor, ninguém poderia ser um líder como Moisés! No entanto, Deus conversa com Josué e estabelece para ele um caminho transparente e seguro de liderança que iria definir o incrível sucesso de Josué. Ele prometeu “quatro” recursos espirituais para ajudá-lo a liderar. Estes recursos estão disponíveis, também, para os filhos de Deus hoje na liderança de seus lares:

DEU-LHE AUTORIDADE ORDENADA POR ELE MESMO – “Atravesse esse Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel” (Josué 1:2) DEU-LHE A SUA PALAVRA – “Medita nela dia e noite, para fazer prosperar o seu caminho e os seus esforços serem bem sucedidos” (Josué 1:8) DEU-LHE A SUA PRESENÇA – “O Senhor teu Deus é contigo por onde quer que Andares” (Josué 1:9) DEU-LHE O SEU POVO - Para o apoiar e encorajar (Josué 1: 16-18)

Além disso, durante o seu cargo de liderança, Josué ouviu por sete vezes o Senhor o encorajar debaixo das mesmas definições e desafios. Ele repetiu as principais características que iriam manter a firmeza de sua autoridade como líder. Muitas vezes Josué ouviu esta frase: “SEJA FORTE E CORAJOSO!!!” Esse, passou a ser o seu modelo de instrução de liderança, foi o seu Grito de Guerra. Mas porque Deus queria que Josué ouvisse estas palavras tantas vezes? Porque Ele sabe que um líder tende a ficar deprimido, amedrontado e passivo, Ele sabe que força e coragem são ingredientes fundamentais para ser o líder que um homem deve ser. QUEM SÃO OS LÍDERES? – Os líderes não são líderes porque são mais inteligentes, mais talentosos ou mais organizados do que outros, nem porque eles são altos ou mais musculosos, os líderes são aqueles que tomam coragem, independentemente do que esteja acontecendo à sua volta, eles exercitam a coragem para intensificar e usar sua influência a fim de mover os outros na direção certa. O próprio diabo vai lhe dizer que você não tem o que é preciso para conduzir seu casamento e sua família. Ele vai apontar seus erros e fracassos do passado, brincar com sua falta de compreensão e incerteza sobre o futuro, destacar os seus sentimentos de medo e inadequação e vai te convencer a ir pelo caminho mais fácil, de se descompromissar e se tornar passivo, de deixar outra pessoa lidar com assuntos de tão grande seriedade para sua geração. Mas lembre-se: Liderança não consiste em experiência, perfeição ou opinião pública; trata-se de “coragem”, a coragem de confiar em Deus, de fazer a coisa certa, de permanecer muitas vezes sozinho, de controlar os impulsos precipitados, de não ceder sob pressão, de saber o momento certo de voltar atrás. Os líderes precisam ter a oração como estilo de vida, devem contar com a autoridade de Deus, com a palavra de Deus, com a presença de Deus e com o Povo de Deus. E, NESSE TEMPO QUE SE CHAMA HOJE, DEUS TE CHAMA PARA LIDERAR DEBAIXO DESTA UNÇÃO, A COMEÇAR PELA SUA FAMÍLIA.

VOCÊ VARÃO, É O REPONSÁVEL PELO SUCESSO DO SEU CASAMENTO: Você, varão, já parou para pensar que , como líder de sua casa, a maior responsabilidade pelo sucesso do seu casamento está em você? Sim, você está à frente! Quando um casamento se desfaz, a mulher pode até ter uma parcela de responsabilidade, mas o volante deste veículo (LAR) está em suas mãos, lembra-se? Então, certamente, sobre você cairá a culpa de qualquer fracasso, porque você é o líder e a separação aconteceu sob sua concessão. Rejeite ( não assuma) o mesmo caráter que Adão assumiu, porque Deus não aceitou suas justificativas, ele era o líder, e não Eva. A mulher, por mais preparada que seja, precisa do seu líder que é o seu marido, e ela vai seguir esse líder e vai se sentir segura e amada ao fazer isso. Mas quando uma esposa vive sem um líder, ela se sente constantemente forçada a preencher essa posição (que não é dela). E, assim, como ela “conduz” seu marido, o respeito por ele enfraquece e ele, por sua vez, tende a se tornar ainda mais passivo ao longo do tempo. Ela pode ser brilhante e forte, mas ambos vão sentir ressentimento e insegurança em relação ao outro. Nesse caso ninguém ganha. Todo mundo perde!

SEUS FILHOS SÃO RESPONSABILIDADE SUA, VARÃO! – Vamos ser bem claros. Como líder ordenado por Deus em seu lar, a responsabilidade maior pela formação e criação dos filhos também recai sobre os seus ombros, pai. Esse não é um dever somente de sua esposa, da escola, ou até mesmo da igreja. É seu dever como pai. Isso não significa que sua esposa não seja parte ativa no processo, mas sim que a “responsabilidade” é sua. Tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo a incumbência de instruir seus filhos e encaminhá-los em direção à maturidade espiritual e ao sucesso na vida recai sobre os ombros do pai. “E ensinarás a teus filhos...assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Dt. 6:7). Infelizmente, hoje, pela omissão dos pais, crianças estão abandonando suas igrejas, geralmente, depois de se formam no ensino médio, o que reflete as conseqüências de uma paternidade fracassada. Quando os pais os conduzem espiritualmente da maneira correta, as pesquisas mostram que os filhos não vacilam em sua fé e que são propensos a ficarem na igreja porque sabem o valor de Deus em suas vidas, e isso eles aprenderam vendo como seu pai agiu em sua casa. Por acaso seus filhos estão se comportando mal, rebelando-se, ou se autodestruindo, há algumas razões para isso acontecer. Mas o fator prepoderante é que isso está acontecendo em sua presença. E embora não possa controlar tudo ou corrigir de uma só vez, você pode tomar coragem suficiente para se reconciliar com essas questões e fazer mudanças emergenciais e necessárias para transformar o que for preciso com a ajuda constante de Deus. Um líder de verdade não desperdiça seu tempo jogando a culpa no outro. Ao contrário, ele se envolve, lidera com propósito, lida com problemas e depois faz o que for possível para impedir que eles aconteçam de novo.

SAIBA COMO AMAR OS SEUS FILHOS AME-OS ATRAVÉS DE SEU CASAMENTO – Os filhos se sentem mais seguros quando sabem que seus pais se amam. Quando eles vêem que você abraça, beija e expressa afeto por sua esposa, seus filhos ficam mais animados durante o dia e dormem melhor durante a noite. Mas poucas coisas podem deixá-los mais tristes do que quando a mãe e o pai não parecem se importar um com o outro. AME-OS PELAS PALAVRA S DE AFIRMAÇÃO – Muitos pais acham as palavras “eu te amo” difíceis de se dizer – até mesmo para seus filhos – mas é absolutamente necessário que eles ouçam a confirmação do amor de seu pai Mesmo se você nunca ou raramente ouviu isso do seu pai, olhe nos olhos dele(a) e diga como é importante e que você é grato a Deus por ele ter te dado filhos. AME-OS COM O SEU TEMPO – As palavras são importantes, mas se suas ações as contrariam, você está enviando sinais duvidosos que vão acabar com a confiança deles em você. Seus filhos precisam saber, por exemplo, que seu trabalho não é mais importante para você, do que eles. Se seus filhos sentirem que sempre ficam com as sobras da sua energia e atenção, eles irão se afastar e se ressentir. Mas você pode evitar isso, por mais difícil que seja, colocando limites (priorizando) o seu tempo de trabalho, delegando e demonstrando que vai lutar pela sua família. AME-OS PROTEGENDO-OS – Pais são os maiores protetores, fisicamente, moralmente e espiritualmente. Por exemplo: quando um homem leva sua filha até o altar em seu casamento, ele deveria estar comunicando duas coisas importantes para ela e os outros presentes – primeiro, que preservou a pureza moral da filha durante toda sua vida para seu marido (2º Coríntios 11:2), e segundo, que o homem ao qual está ele prestes a entregar sua filha, provou ser moral, fisicamente e espiritualmente qualificado para conduzi-la, mantê-la e protegê-la a partir daquele dia. A maioria dos homens não percebe ou reconhece esta fantástica responsabilidade, mas como um pai, sei que você é chamado para pastorear e proteger seus filhos em cada área de suas vidas durante o curto período de tempo que Deus lhe deu para ficar com eles. “Quando um homem forte e bem armado guarda sua própria casa, seus bens estão livres” (Lucas 11:21). AME-OS SERVINDO-OS – Jesus amou as pessoas, identificou as suas necessidades e depois serviu a elas. Ele ensinou, curou, se doou, trabalhou e liderou algumas delas tanto no serviço ao Pai quanto à humanidade. Ele demonstrou o maior dos mandamentos nas Escrituras: Amar a Deus com todo o teu coração, alma e força, e amar o próximo como a si mesmo. Quando você demonstra o valor das pessoas enquanto serve aos outros, seus filhos seguem o exemplo. Se voce fizer isso, eles tendem a abraçar um estilo de vida de generosidade e sacrifícios, entendendo que fazer isso é normal e quase instintivo. Ensine seus filhos a pensarem além de si e a satisfazer-se ao amar outros pelos gestos e palavras. Chame eles para trabalharem como voluntários com você na Igreja ou em um projeto social . Ajudem as viúvas em sua comunidade ou alimentem os desabrigados. Isto fará a fé deles crescer mais rápido do que qualquer coisa, além de aprimorar a compreensão do amor ao próximo, pois a experiência é a professora mais eficaz. Você é o pastor de sua casa, você é o modelo principal. Quando você ama e serve, seus filhos aprendem a amar e servir. E lembre-se: “O homem não é perfeito, mas todo homem pode ser corajoso,e pode liderar sua casa com a Palavra, a presença e a ajuda de Deus”.

DESAFIO DE CORAGEM: Habitue-se a ler semanalmente, pelo menos um capítulo da Palavra de Deus todos os dias.

Obs: Estamos caminhando já na terceira lição deste grande propósito de abraçarmos a Resolução de Todo Homem. Espero que você esteja levando muito a sério este propósito e que tudo isso possa resultar em grandes mudanças na sua vida e na sua família. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Até a próxima semana coma lição 04. Abraço, Pr. Silas Lima