Enfim, após um longo cativeiro, o restante do povo de Israel voltava para casa, cumprindo ordens do rei persa e sob a direção de Deus. Nada poderia dar errado. Mas deu. No texto de hoje, vemos que eles enfrentaram a oposição de seus inimigos, os samaritanos. Para frustrar a reconstrução de Jerusalém e do templo, eles tentaram provocar medo e desânimo nos construtores.
Também se queixaram aos governantes, alegando que, por questões econômicas e políticas, os judeus eram uma ameaça ao reino. Foram tão insistentes que conseguiram provocar a interrupção da obra.
Este episódio nos lembra que, mesmo que estejamos completamente dentro da vontade de Deus e cumprindo suas ordens, enfrentaremos oposição e teremos dificuldades. Jesus alertou que o mundo nos odiaria (Jo 17.14), e hoje percebemos isso com clareza, pois quando alguém diz que é cristão muitas vezes é ridicularizado ou desprezado.
As dificuldades vêm para testar nossa fé. Diante delas, muitos questionam a Deus, outros desistem e partem para outros projetos mais tranqüilos. Há também os que persistem em realizar a obra, apesar de todos os obstáculos. São estes que experimentam a companhia e fidelidade de Deus na realização de seus propósitos.
E você, como tem agido diante dos que se opõem à obra de Deus? Você dá ouvidos a eles ou continua seu trabalho, apesar das constantes investidas inimigas?
Apesar da oposição, aqueles judeus concluíram sua tarefa, com a proteção e até financiamento do estado. Não há nada que possa frustrar os planos de Deus (Is 14.27), pois ele é soberano e governa todo o Universo.
A questão é se a obra de Deus será realizada com o seu trabalho ou se este privilégio caberá a outros. Devido ao medo ou desânimo, você pode perder a oportunidade de experimentar a bênção da fidelidade do Senhor. E então, como você vai enfrentar a oposição? Terá medo ou confiará em Deus? - VWR
Muitas vezes, obedecer a Deus inclui desafios e oposição

glória a Deus
ResponderExcluiro inimigo tenta nos parar mas....o cair é do homen e o levantar é de Deus