Devocional de 30 de dezembro de 2011
LEITURA BÍBLICA - Salmo 138.1-8
[Jesus disse:] Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim (Jo 12.32).
Desce – sobe – desce – sobe... sempre desce primeiro; depois – talvez – suba. Não sei o que há de tão divertido em brincar com um ioiô, mas também já me diverti com ele. Talvez seja a sensação de termos o controle daquele sobe-desce que parece agir por con-ta própria. Para ele subir direito, sempre precisamos dar um pequeno puxão.
Se largarmos o ioiô para baixo, ele se desenrolará e, pelo impulso, voltará um pouco, mas não até em cima, depois volta a descer e sobe um pouco menos, até ficar embaixo de vez. Se quisermos encerrar a brincadeira, o melhor é fazê-lo subir por inteiro e tomá-lo na mão; se ele ficar embaixo, sobrará aquele fio solto inconveniente.
Brincar com ioiô pode ser divertido, mas sentir-se um ioiô na vida não é nada agradável – e certamente você conhece esses altos e baixos. Nessas horas, é muito bom saber que alguém nos segura e não quer deixar-nos embaixo, mas sempre procura puxar-nos de volta para sua mão segura. É como diz o versículo 7 da nossa leitura: “Ainda que eu passe por angústias” (desce...) ... “estendes a tua mão direita e me livras” (sobe...).
Mas há uma grande diferença entre o ioiô e nós: o ioiô é um objeto sem vida que só se mexe se o dono o lançar; já nós podemos tomar nossas próprias iniciativas e saltar da mão de Deus – e então descemos. É verdade que muitas vezes até conseguimos subir de novo um pouco, mas, de desce-sobe em desce-sobe, vamos cada vez mais para o abismo.
Deus, porém, não pára de nos puxar de volta para si. Começou perguntando a Adão onde ele estava (Gn 3.9); prosseguiu por meio do profeta Jeremias, dizendo: “Com amor eterno eu te amei; por isso com benignidade te atraí” (Jr 31.3 ARA), e culmina com as palavras de Jesus no versículo acima, em que ele fala de sua morte na cruz para nos reconciliar com Deus. Se o deixarmos agir, ele nos trará de volta às suas mãos para nos guardar em paz e segurança. - RK
Descer e subir como um ioiô cansa e é perigoso – fique em cima, na comunhão com Deus

Nenhum comentário:
Postar um comentário