No texto de hoje, Lucas nos relata como as mulheres foram ao túmulo de Jesus e não mais encontraram o seu corpo. Afinal de contas, era o terceiro dia desde sua morte e ele já havia ressuscitado, conforme prometera. Estavam buscando entre os mortos aquele que estava vivo. No seu caminho de ida ao sepulcro, as mulheres ainda tinham uma preocupação. Quem iria remover a pedra? Ou seja, a tampa da gruta onde Jesus deveria estar sepultado. Preocuparam-se sem necessidade. Essa situação se criou porque as mulheres esqueceram as palavras de Jesus. Elas também estavam perplexas, assustaram-se e não sabiam o que fazer. Tudo por causa do esquecimento.
Então foram lembradas por dois homens do que Jesus havia dito antes de ser morto injustamente: "É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia". Então sim, lembraram-se das palavras de Jesus.
Às vezes isso também acontece conosco. Sofremos desnecessariamente. Preocupamo-nos sobre quem vai tirar a pedra do nosso caminho, quando na verdade ela já foi removida. Buscamos coisas certas em lugares errados. Ficamos perplexos e nos assustamos diante de situações inesperadas. Na hora de tomar decisões, não sabemos o que fazer. No caso das mulheres, Jesus havia avisado o que estava por situações difíceis e desnecessárias quando esquecemos das orientações de Jesus.
Em geral não esquecemos coisas importantes, mas facilmente aquilo que nos importa menos. Se nos esquecemos de Jesus e de suas orientações, deve ser porque não parecem importantes para nós. "Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos".


Nenhum comentário:
Postar um comentário