Cada circunstância específica da nossa vida exige um tipo de vestimenta correspondente. Ninguém entraria num jogo de futebol usando um traje social, como terno e sapatos, pois isso atrapalharia muito o desempenho da pessoa em campo. Da mesma forma, ninguém iria a um jantar de gala usando um uniforme esportivo e chuteiras, pois estaria totalmente inadequado para tal situação. Ou seja, roupa certa para a situação certa: esta é a regra básica.
Em nossa vida espiritual as coisas também funcionam dessa maneira, e o apóstolo Paulo usou a ilustração de vestir um traje adequado para ensinar sobre dois momentos diferentes da vida espiritual de uma pessoa.
O velho homem costuma usar um traje que lhe é apropriado. Ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem indecente e mentira são algumas das coisas que Paulo cita, mas essa lista poderia aumentar ainda mais. Essas são as práticas de uma pessoa que vive longe de Deus e de sua vontade.
Entretanto, quando uma pessoa é transformada por Cristo, o uniforme antigo já não lhe é mais adequado e precisa ser trocado. Paulo afirma categoricamente: "mas agora, abandonem todas estas coisas" (v8). É necessário despir-se do velho homem e de suas práticas (v9). Esse traje velho e sujo é inadequado para uma nova vida em Cristo.
Todavia, um segundo passo é igualmente importante: não basta apenas despir-se do uniforme impróprio. É necessário revestir-se de uma nova vida, e uma nova vida segundo a imagem do Criador (v10). Todos foram criados à imagem de Deus, mas nós a corrompemos e precisamos de uma nova criação em que somos agora transformados segundo a imagem de Jesus Cristo. Precisamos usar um uniforme que seja apropriado à nossa nova condição: de pessoas justas e santas na presença de Deus.
Ei? Que roupa é esta que você está usando?


Nenhum comentário:
Postar um comentário