informes

Fala Pastor Silas


Hoje, dia 08/11/2012 estamos iniciando uma série de palavras direcionadas à Igreja, nesta página do nosso Blog. é uma benção poder utilizar mais esta ferramenta preparada pelo Discípulo Marcio, pois sei que através dela poderemos nos comunicar melhor concernentes aos assuntos do Reino.
Abraço a Todos;
Fiquem na Paz de Cristo.
Pr. Silas Lima

A RESOLUÇÃO DE TODO HOMEM - LIÇÃO 02

PROPÓSITO - A RESOLUÇÃO DE TODO HOMEM - 2ª Lição: Dia 09/12/2012

BASEADO NO FILME CORAJOSOS
 Homens da Comunidade Evangélica Nação Santa de Mambucaba
(PARA REUNIÃO EM FAMÍLIA COM A ESPOSA E FILHOS)

A CULTURA TEM INFLUENCIADO A SUA FAMÍLIA?
Se Deus é por nós, não importa o que está contra nós. Estamos aqui na terra, neste momento, para sermos semelhantes ao Seu Filho, Jesus Cristo, temos um referencial. Estamos aqui para pregarmos e vivermos corajosamente a Palavra, fazermos Sua obra e cumprirmos a vontade do nosso Pai sem dar ouvidos ao que a nossa “cultura” diz ou ao que outros homens fazem. Temos que ser corajosos para liderar nossos casamentos e as nossa famílias para o bem daquele que representamos e para o bem das gerações que estão por vir através de nós. Ao invés de reclamarmos do rumo que a nossa cultura está tomando, devemos parar e decidir algo sobre isso, ou que caminho vamos seguir. Devemos fechar as brechas junto a outros homens corajosos ao nosso redor para protegermos uns aos outros do fracasso na luta por nossos casamentos e famílias. Devemos dar aos nossos filhos e netos uma nova imagem de liderança e um exemplo novo a ser seguido. Devemos ajudar a nossa geração de homens a arcar com suas responsabilidades diante de Deus e a amar e conduzir, pela Palavra, suas famílias. Se tomarmos coragem e mostrarmos o caminho, poderemos mudar o mundo e deixar um legado forte para os nossos filhos e os filhos de nossos filhos. ESTE É O NOSSO FOCO NESTE PROPÓSITO, ESSA É A NOSSA MISSÃO DAQUI POR DIANTE!

Temos que aprender a ficar juntos, a nos tornar homens decididos e corajosamente dizer: “Se a minha batalha ficar muito forte para mim, então você deve me ajudar, mas se a sua batalha ficar forte demais para você, então voltarei para te ajudar! (Esforça-te, pois, e esforcemo-nos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem parecer aos Seus olhos” – 2ª Samuel 10:12)

É PRECISO QUEBRAR AS CORRENTES – Certamente, você é a pessoa que Deus colocou estrategicamente em sua família para mudar as coisas. Para buscar e encontrar Deus em suas circunstâncias e para tornar-se completamente dependente Dele. Você estará mudando o jogo para as futuras gerações – começando agora por sua própria família. É hora de quebrar algumas correntes! Existem três tipos de correntes presentes em nossas vidas: 
1. Correntes que vêm da natureza pecaminosa e inata que recebemos de nossos pais;

2. Correntes que vêm das escolhas – pecados que cometemos por nós mesmos e a escravidão que se segue;

3. Correntes que são alimentadas pela criação – mentiras, exemplos ruins e tradições mundanas que seguimos. (Isso tem que ser quebrado em sua vida, só depende de você querer. Ore ao senhor em arrependimento)

Cada um de nós nasceu com uma inclinação para o pecado. Foi por isso que Jesus revelou que quando pecamos, nos tornamos verdadeiramente servos do pecado (João 8:34). O pecado se torna o nosso mestre, e acabamos colocando à sua disposição nossa mente, corpo e alma. Nós sabemos como pode ser difícil escapar de nossos pecados pessoais, vícios e maus hábitos, especialmente dos que nos foram mostrados pelos nossos pais. Mas como Jesus explicou; Ele disse: “Verdadeiramente sereis livres (João 8:36). Nossa liberdade vem de Cristo. Jesus já pagou o preço e quebrou o poder e a maldade do pecado ao morrer na cruz. (Col. 2: 13-15 e Gal. 3:13)”. Então, se o problema está em nossos pecados os quais aprendemos com nossos pais ou cometemos por nós mesmos, esta é a hora de arrependimento, de entregar-se à realidade, de parar de esconder-se com pecados obscuros e andar na luz. É hora de andar pela fé em Jesus Cristo e de se entregar à sua grandeza. É hora de viver e desfrutar da vitória que Ele já conquistou para você na cruz, e também de intensificar o brilho dos holofotes sobre seus pecados para que eles não possam mais prosperar em seu coração, casa ou família. A vida abundante em sua casa está à sua disposição, posicione-se agora, não seja tímido diante desta resolução, lembre-se, ela é para os CORAJOSOS!

Seus filhos, é claro, vão nascer com uma natureza pecaminosa e, também terão que colocar a fé em Cristo para serem livres e andarem em liberdade (explique isso a eles). Mas não transmita a eles os tropeços, a infidelidade ou a derrota de seu pai. Você pode quebrar a cadeia e deixar um novo legado da vitória em Cristo! Como um homem que quebra cadeias e correntes, você também pode transformar a página do calendário de ontem para hoje baseando-se no que foi valioso e piedoso no seu passado e descartando o que desordenou a sua vida com pecado. Depois disso, para optar por ser um homem misericordioso, você terá que tomar algumas decisões difíceis e deliberadas:
- Onde o pecado se infiltrou em sua vida – arrependa-se, arrependa-se!!!

- Onde a amargura se enraizou em seu coração – perdoe. (livre-se dessas pedrinhas. Deus tem algo maior)                                                                            

- Onde mentiras foram ditas – busque a verdade (Você a conhece...)

- Onde as tradições/religiosidade são valorizadas – recomece (esqueça o que você sabe e use a Palavra)

- Onde os problemas tem tentado lhe roubar e caluniar – Ore, ore, ore...                                                       

- Onde os obstáculos se acumulam – dedique e entregue sua família a Deus (Ele pode cuidar dela)

Esses são os princípios contínuos que vão provar a diferença entre “concordar” com a resolução e tornar-se um homem de decisão, então é hora de seguir em frente a fim de crescer na fé e força de resgatar o terreno perdido e de formar um bloqueio, uma proteção de benção para as gerações futuras. Vamos começar de onde estamos (as coisas velhas já passaram) e vamos em frente o mais rápido possível, do coração de Deus para a nossa realidade. Pela sua graça podemos nos tornar homens fiéis e de decisão.

DESAFIO DE CORAGEM: Como Sacerdote, consagre agora sua família orando e entregando-a a Deus.

TEXTO PARA TODA FAMÍLIA MEMORIZAR: “Jesus disse: Se vós permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8: 31-32)

DECIDA SER UM HOMEM DE RESPONSABILIDADE – Quando foi que você se tornou um homem? Você conseguiria responder essa pergunta? Foi quando você aprendeu a dirigir um carro ou quando conseguiu o seu primeiro emprego? Foi quando você saiu de casa? Alguns se perguntam se foi quando eles casaram ou quando tiveram a sua primeira relação sexual. Outros pensam se foi quando chegaram à idade de votar ou de lutar por seu país. Os homens, muitas vezes, não tem certeza, pois não ouviram isso de seu pai. Na comunidade judaica, hoje, quando um menino chega à puberdade (em torno de treze anos) , uma solenidade chamada “Bar Mitzvah” marca a passagem da infância para a vida adulta. A palavra hebraica “Bar” significa “filho de” . “Mitzvah” significa “lei ou mandamento”. Durante uma cerimônia de “Bar Mitzvah”, o PAI do menino e outros homens de confiança recebem-no na vida adulta, abraçam-no e permitem que ele leia em voz alta as Escrituras do Antigo Testamento. Depois disso, ele está pronto para aprender e obedecer os mandamentos de Deus por conta própria como um “filho da lei”, e seus pais o consideram apto a responder por seus atos bons, e também pelos seus próprios pecados. Depois disso, ele é considerado maduro o suficiente para adquirir bens e pensar em casar-se. (a possibilidade de sexo antes do casamento é inexistente). Ele entende que, a partir daquele momento, é necessário assumir a responsabilidade por sua própria vida ao agir como homem. Este rito de passagem deixa claro para todos os envolvidos que o menino amadureceu. (Isso, também, pode ser aplicado às filhas mulheres, guardadas as devidas proporções “pois ela é varoa”, sabendo-se que o período de puberdade das meninas varia de acordo com o início da fase menstrual, mas, geralmente ocorre por volta dos doze anos. O mais importante é que ela seja preparada para ser entregue, como esposa, a um verdadeiro varão, responsável, que tenha o temor de Deus e a ame com o amor do Senhor, mas Lembre-se: isso é o início de uma caminhada, vá com calma...)

A Bíblia, também, revela outro momento que marca a chegada da vida adulta. Se é na puberdade que a vida adulta se inicia, muitas passagens indicam que , aos vinte anos de idade, um rapaz pode ser considerado adulto diante de Deus. (Veja os exemplos bíblicos – CONFIRA!) – Quando no antigo testamento os filhos de Israel tiveram que deixar uma contribuição financeira durante um censo, Deus exigiu de cada homem de vinte anos para cima – (Exodo 30:14) - Quando fizeram os votos para ajudar a financiar o santuário, Deus afirmou que os homens deveriam contribuir mais, e Ele identificou como homens, os da idade de vinte anos até a idade de sessenta – (Levítico 27:3) - As pessoas que Deus considerou aptas para lutar na guerra de Israel eram homens da idade de vinte anos para cima – (Numeros 1:3) - E quando Israel pecou e blasfemou contra o Senhor, os homens que foram responsabilizados e punidos severamente por Deus foram, novamente, os de vinte anos para cima – (Numeros 14:29) Assim, aos olhos de Deus, cada lição e preparação necessárias para que um menino se tornasse um homem inteiramente responsável deveria acontecer durante esse período de cerca de sete anos, que vai dos treze aos vinte anos. Independentemente de estar casado ou não e de ter filhos ou não, ele agora é um homem. E como homem, Deus nos chama para viver um padrão excelente e oportuno, o padrão DELE. Portanto, pai, sua responsabilidade é muito grande na formação do caráter do futuro homem de Deus que é o seu filho, e isso começa na puberdade, aos treze anos, quando os hormônios estão aflorando, e muitas dúvidas e perguntas vêm à mente daquele adolescente. É nesse momento que entra o Pai, com a sua sabedoria, amor, compreensão, orientação para que seu filho chegue aos vinte anos como um adulto plenamente capacitado para ser um verdadeiro Sacerdote orientado pelo seu Pai.

DEFINIÇÃO DE MASCULINIDADE SEGUNDO A BÍBLIA (LEIA OS TEXTOS E EXPLIQUE AOS SEUS FILHOS)

Um homem é um adulto do sexo masculino (Levítico 27:3)

Aceita a sua masculinidade, é um varão (1ª Coríntios 16:13)

Fala e age com maturidade (1ª Coríntios 13:11)

Assume sérias responsabilidades (Gênesis 1:26; 2:15)

Age independentemente – o cordão umbilical já foi cortado (Gênesis 2:24; Mateus 12:46)

Pode liderar uma família fielmente (Gênesis 2:24; 1ª Timóteo 3: 4-5)

Reconhece suas obrigações (Eclesiastes 12:13-14)

É o reflexo da imagem de Deus (Genesis 1:26; 1ª Cor. 11:7-9)

Pai, estes atributos precisam ser desenvolvidos em todos os jovens no período de sua adolescência até a fase adulta (dos treze aos vinte anos) e estes também são os atributos que você como pai tem que demonstrar aos seus filhos, pois são atributos eternos. Se você, como pai, não fizer, o mundo o fará e você perderá o seu filho para o diabo. Pense nisso, em nome de Jesus!!! Deus quer homens espiritualmente fortes, amadurecidos e capazes de cuidar de outros. Viver como homens responsáveis no nível físico nos prepara para sermos homens fiéis no nível espiritual, que é o mais importante. “Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como planta de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”. (Sl.128:1-4)

Leve muito a sério esta Resolução.
Até a próxima semana, abraços.

Pr. Silas Lima