São dois caminhos: o do justo e o do ímpio. “Justo” é quem entendeu que não dá para viver à revelia de Deus, entregou sua vida a ele e busca de coração ser obediente. Sabe que o caminho de Deus é melhor. Porém, o texto adverte: não ande pelo caminho do ímpio (pessoa sem Deus). Mas então seria possível ao justo andar por caminhos errados?
Acho que não estou só quando admito que muitas vezes agi como um menino que tem de ficar em casa, mas olha pela janela os outros brincando no frio e na chuva e diz: “Ah, se eu pudesse...” O “departamento de propaganda” do mau caminho é tão eficiente que o faz parecer muito melhor do que jamais poderá ser.
Não raro, justos tropeçam no caminho dos ímpios.
Dentre os casos lamentáveis que conheci, inclusive entre alguns líderes da igreja, todos começaram com “só um pouquinho” - talvez apenas uma ligeira permissão à mente para fantasiar.
Uma das causas de grandes ruínas morais é alguém acreditar ser mais forte do que é, achar que terá forças para andar “só um pouco” pela estrada tortuosa e dela sair quando quiser. Mas quando lá se pisa, a escuridão é tão densa que nem dá para saber no que se tropeçou. Se alguém acostumado a andar na luz resolve dar uma volta em um lugar muito escuro, seguramente tropeçará com muito mais facilidade do que outro que lá já estava.
Certa madame queria contratar um motorista; como teste, perguntou aos diferentes candidatos: “A que distância você passaria do muro com minha limusine?” Sabiamente, ela contratou o que respondeu: “O mais longe possível!”
O caminho da justiça não tem lugar para trevas, mas brilha cada vez mais até chegar à plena claridade do dia (v 18). A propaganda enganosa diz que o caminho do ímpio é agradável, mas o sábio se afasta das trevas, pois sabe que é muito melhor ter a semelhança daquele que é a Luz, Cristo. - MHJ
“Só um pouco” pode fazê-lo perder o caminho e tropeçar.


É verdade, só um pouco...o caminho das trevas não é conveniente em nenhum caso.
ResponderExcluirO interessante é que este caminho é sempre "bem ilumnado", mas...com iluminação artifcial.
Subitamente, vem um apagão e, aí, já era...
Eu prefiro a luz de Ap.21:23:
"A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de DEUS a tem alumiado e o CORDEIRO é a sua lâmpada.
Glória a Deus!
Pr. Silas Lima
é uma verdade de hoje "o nada ver"
ResponderExcluiressa espresão satanas criou para fazer com que o homen ache que esse mundo é inocente e que tudo o que acomtece nele é normal.
mas temos que entender que o nada ver tem tudo a ver
eu ja estive no mundo do nada vero mundo das trevas,mas hoje estou no mundo do tudo a ver que é cristo jesus.
hoje entendo que quando satanas fala em meu ouvido vai so un pecado não ten nada ver,ele estave tentando me enganar
hoje vejo que tem muito ainda para melhorar mas nessa do nada ver não tem mais em minha vida para gloria do senhor jesus
não caia nessa de so mais un pouco pois jesus vai vim como ladrão e se vc estiver desprevinido o mundo do nada ver vai ganhar a tua fé porisso seja luz éterna amem